terça-feira, 6 de julho de 2010

Autorização para Conduzir Ciclomotor "" ACC""

Ao depararmos com ciclomotores nas vias públicas, os condutores alem dos equipamentos de segurança exigidos por lei: capacete com viseira ou com óculos de proteção, deverão portar a Autorização para Conduzir Ciclomotores "ACC". O documento vem no formato da Carteira Nacional de Habilitação, contendo no campo proprio que se trata de ACC, e contendo a data de vencimento.



Para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor, o candidato deverá preencher os mesmos requisitos exigidos para as categorias A, B e AB:
• ser penalmente imputável (ter mais de 18 anos)
• saber ler e escrever
• possuir documento de identidade
• possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF)


Também da mesma forma que acontece para a obtenção da Permissão, os candidatos à ACC devem passar por exame de aptidão física e mental, avaliação psicológica, exame escrito sobre o conteúdo programático integral de um Curso para Formação de Condutor e exame de direção veicular, realizado em área especialmente destinada para tal fim, no veículo para o qual está se licenciando.
O candidato à ACC também terá de passar por 45 horas/aula do curso téorico-técnico, ministrado por um Centro de Formação de Condutores, e em seguida submeter-se exame teórico no órgão de trânsito. Se aprovado na prova teórica, vai receber a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), indispensável para que inicie o mínimo de 20 horas/aulas do curso prático de direção veicular, ministrado pelo CFC.
Depois, será submetido a teste de direção e, se aprovado, receberá a Autorização para Conduzir Ciclomotor, com validade de um ano – da mesma forma que ocorre com a Permissão. A ACC que substituir esta primeira terá, como a CNH, cinco anos de validade.
As taxas e a documentação requerida para a ACC são as mesmas da Permissão. A única diferença entre um candidato a habilitação para a categoria A e um candidato à ACC é o veículo no qual eles realizarão a prova de direção veicular. Com uma vantagem para o habilitado na categoria A: ele poderá conduzir um ciclomotor, mas o portador da ACC não poderá conduzir moto ou triciclo.

15 comentários:

  1. Gostaria de saber se já estão entregando a ACC (autorização) para o município de Cabo Frio Região dos Lagos...???

    ResponderExcluir
  2. Colega, agradeço seu comentario, desculpe a demora em responder.. não tenho noticias de nenhum DETRAN emitindo ACC. e pelos requisitos de emissão seria melhor você se habilitar na categoria A. apesar da explosão de vendas dos ciclomotores, você estara apto a conduzir qualquer ciclomotor, motocicleta, motoneta e triciclo, caso deseje, sem nenhum restrição.
    um abraço..
    Corino

    ResponderExcluir
  3. Se existe tanta burRocracia para tirar uma ACC, é mais jogo tirar habilitaçao pra motos.
    Como nesse pais tudo é um jeito de se arrumar dinheiro, entao nao poderia ser diferente, uma vez que o maior interesse em ter um ciclomotor era justamente nao ter habilitacao, IPVA, etc.
    Ja nao basta o dpvat, que me informaram que os ciclomotores tem que pagar que dizem custa R$260 ou mais.

    Comeco a me perguntar se isso nao é algo que venha das grandes montadoras de moto, ja que elas estavam perdendo terreno com as cinquentinhas.
    Eu mesmo ja perdi a vontade de querer ter uma cinquentinha..
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber o seguinte todos os dias eu vejo menores andando naquelas motos 50cc, gostaria de saber se eles nescessitam de algum documento especifico? e tambem quando são parados, sem problemas são liberados, mostram só o documento do veiculo axo q pra ver se esta em dia e vão embora.
    Eu axo na minha opinião ate agora q não tem problema nenhum, mas fiquei com essa duvida quando vi um oficil dizendo pro garoto q iria levar o pequeno veiculo sendo q isso nunca aconteceu.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá , sé no caso eu tenho a CNH B . queria saber se eu tenho como tira a ACC , mesmo minha CNH for permissão ?

    ResponderExcluir
  6. Olá tenho 14 anos de idade e eu queria saber se eu poderia ou não tirar ACC por que todo dia eu vejo garotos menores andando de mobilete caido aos pedaços, eu tenho uma mobilete de 49cc mas ela esta em boas condiçoes,(todas as peças originais) nao gosto de correr e se amostrar com o ciclomotor, mas eu só queria a autorização só para eu ir a igreja ou outro lugar se precisar por que a igreja onde congrego é muito longe fica a uns tres km daqui.

    ResponderExcluir
  7. ola tenho 14 anos queia saber se tem alguma outra autorização para andar de patinete a motor de 38 cc para mim ir na casa de uns amigos e andar pelo meu bairro no municipio de governador celso ramos

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de saber se no meu caso é possível eu obter ACC:

    Minha Carteira Nacional de Habilitação está suspensa judicialmente, é possível eu retirar ACC somente? poque daí seria possível eu comprar uma mini moto de 49 cc para poder ir trabalhar, pois os gastos com alternativas saem bem caro.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um ciclomotor de 50cc, gostriia de saber se ela gera IPVA e o valor...desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite! Gostaria de saber se o Detran é responsável por emitir a carteira Autorização para Conduzir Ciclo Motor (ACC) ? Se sim, favor informar em qual cidade do Estado do RJ este serviço é prestado. Pois moro em Santo Antônio de Pádua, onde está ocorrendo Blitz. A polícia está multando condutores de veículos com 49,5 cilindradas por não obterem carteira de habilitação. Sendo que já fui ao Detran por 02 vezes, ao Cinetran a Prefeitura e até mesmo a Delegacia de Polícia para ser informada sobre a situação regular para conduzir este tipo de veículo. E eles informam apenas que não é exigido nenhum tipo de habilitação ou emplacamento do veículo. Porém estão fazendo Blitz sem ao menos informar corretamente a população. Descobri pela internet esta carteira ACC, e gostaria de saber onde adquiri-la.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida.
    sou menor de dezoito e quero saber se é possível através de uma autorização forma para que eu possa conduzir um quadriciclo de 400 cc pela praia e por gramado(cidade na serra do RS)com os pais se responsabilizando por tudo.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  12. 1° Adquirir (ACC) é o mesmo valor de uma CNH,vejam só a ACC não autoriza pilotar moto.Se vai emplacar as cinquentinhas, então emplaca também as bicicletas, emplaca o carrinho do sorveteiro, pipoqueiro, picolezeiro, enfim todo mundo que andar na rua precisa ser emplacado.OS POLITICOS NAO SUPORTAM O FATO DESSAS "MOTINHAS" ESTAREM CIRCULANDO SEM QUE RENDA NADA PRA ELES DE IMPOSTO ESTAO DOIDO PRA COMER UNS TROCADOS.Agora, pagar IPVA com o mesmo valor de um carro? O CTB O Código permite aos Municípios registrarem e licenciarem as bicicletas,A constituição Federal de 88 diz ninguém sera prejudicado por uma coisa que o estado não oferece.
    Art. 129. O registro e o licenciamento dos veículos de propulsão humana, dos ciclomotores e dos veículos de tração animal obedecerão à regulamentação estabelecida em legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários [importante frisar: do domicílio ou residência, isentando a bicicleta de registro e licenciamento quando o proprietário for de outra cidade].
    [ver também Art.24, incisos XVII e XVIII e Art.141].Porque as autoridades e revendedoras não alertaram na hora de vender ciclomotor,esperaram a venda de cem mil ciclomotores,certamente cresceram o olho.(cinquentinha não é moto).

    ResponderExcluir
  13. Eu estou com o mesmo problema dos senhores, tenho uma cinquentinha mas não sei onde fazer a A.C.C, conheço colegas que tiveram as suas motinhas apreendidas mas entraram na justiça e o juiz lhes deu uma liminar e estão circulando com a liminar, assim a policia não perturba eles. Caso alguem conseguir a A.C.C, favor comunicar-me obrigado, Jaime dos Passos.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Simplesmente Ridículo isso, a verdade é que querem tirar dinheiro do povo de todo jeito, bando de hipócritas.

    ResponderExcluir