terça-feira, 6 de julho de 2010

Autorização para Conduzir Ciclomotor "" ACC""

Ao depararmos com ciclomotores nas vias públicas, os condutores alem dos equipamentos de segurança exigidos por lei: capacete com viseira ou com óculos de proteção, deverão portar a Autorização para Conduzir Ciclomotores "ACC". O documento vem no formato da Carteira Nacional de Habilitação, contendo no campo proprio que se trata de ACC, e contendo a data de vencimento.



Para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor, o candidato deverá preencher os mesmos requisitos exigidos para as categorias A, B e AB:
• ser penalmente imputável (ter mais de 18 anos)
• saber ler e escrever
• possuir documento de identidade
• possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF)


Também da mesma forma que acontece para a obtenção da Permissão, os candidatos à ACC devem passar por exame de aptidão física e mental, avaliação psicológica, exame escrito sobre o conteúdo programático integral de um Curso para Formação de Condutor e exame de direção veicular, realizado em área especialmente destinada para tal fim, no veículo para o qual está se licenciando.
O candidato à ACC também terá de passar por 45 horas/aula do curso téorico-técnico, ministrado por um Centro de Formação de Condutores, e em seguida submeter-se exame teórico no órgão de trânsito. Se aprovado na prova teórica, vai receber a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), indispensável para que inicie o mínimo de 20 horas/aulas do curso prático de direção veicular, ministrado pelo CFC.
Depois, será submetido a teste de direção e, se aprovado, receberá a Autorização para Conduzir Ciclomotor, com validade de um ano – da mesma forma que ocorre com a Permissão. A ACC que substituir esta primeira terá, como a CNH, cinco anos de validade.
As taxas e a documentação requerida para a ACC são as mesmas da Permissão. A única diferença entre um candidato a habilitação para a categoria A e um candidato à ACC é o veículo no qual eles realizarão a prova de direção veicular. Com uma vantagem para o habilitado na categoria A: ele poderá conduzir um ciclomotor, mas o portador da ACC não poderá conduzir moto ou triciclo.

56 comentários:

  1. Gostaria de saber se já estão entregando a ACC (autorização) para o município de Cabo Frio Região dos Lagos...???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinham que acabar com essa porcaria de ACC. Isto é jogar dinheiro fora.

      Excluir
  2. Colega, agradeço seu comentario, desculpe a demora em responder.. não tenho noticias de nenhum DETRAN emitindo ACC. e pelos requisitos de emissão seria melhor você se habilitar na categoria A. apesar da explosão de vendas dos ciclomotores, você estara apto a conduzir qualquer ciclomotor, motocicleta, motoneta e triciclo, caso deseje, sem nenhum restrição.
    um abraço..
    Corino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que tenho 16 anos posso conduzir um ciclo motor?

      Excluir
    2. Correto..NENHUM, até AGORA.! eu sou José Francisco de Almeida, móro no Rio, tenho 2 filhos em BH e SJREI, temos que LUTAR pois temos a LEI, resoluções, Art DO CONTRAN só não temos FUNCIONÁRIOS POLICIAIS CAPACITADOS..

      Excluir
    3. Poder pode conduzir qualquer veiculo Gabriel, tenho ou nao tenho cnh ou acc, mais se a policia pegar voce ja sabe o que irá acontecer né, multa mil e pouco caso o documento do veiculo nao esteja no seu nome+ guincho para levar pra o patio da policia caso nao tem uma pessoa habilitada para tirar.para conduzir ciclomotor legalmente vc deve ter 18 anos pra + e tirar a ACC permiçao para dirigir um ciclomotor.

      Excluir
  3. Se existe tanta burRocracia para tirar uma ACC, é mais jogo tirar habilitaçao pra motos.
    Como nesse pais tudo é um jeito de se arrumar dinheiro, entao nao poderia ser diferente, uma vez que o maior interesse em ter um ciclomotor era justamente nao ter habilitacao, IPVA, etc.
    Ja nao basta o dpvat, que me informaram que os ciclomotores tem que pagar que dizem custa R$260 ou mais.

    Comeco a me perguntar se isso nao é algo que venha das grandes montadoras de moto, ja que elas estavam perdendo terreno com as cinquentinhas.
    Eu mesmo ja perdi a vontade de querer ter uma cinquentinha..
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sito como exemplo minha cidade de 90 mil abitantes, tivemso uma explosão aqui dessas porcarias... antes de me xingar leia o resto... muitos menores de idade compraram e mexeram nos motores e saiam dando pau nelas no meio dos carros provocando acidentes, muitas pessoas de muita idade tb compraram e saiam pelo centro no meio do movimento andando no meio da rua batendo na traseira dos carros fazendo conversões sem dar seta atravessando cruzamentos sem dar bola para a preferencial...ou seja 90% dos que compraram ciclomotores aqui na minha cidade não tem noção alguma de transito, e transformaram o mesmo em um caus por isso peguei nojo dessas bostas e acho muito bom o que estão somente agora começando a cobrar...

      Excluir
    2. sito como exemplo minha cidade de 90 mil abitantes, tivemso uma explosão aqui dessas porcarias... antes de me xingar leia o resto... muitos menores de idade compraram e mexeram nos motores e saiam dando pau nelas no meio dos carros provocando acidentes, muitas pessoas de muita idade tb compraram e saiam pelo centro no meio do movimento andando no meio da rua batendo na traseira dos carros fazendo conversões sem dar seta atravessando cruzamentos sem dar bola para a preferencial...ou seja 90% dos que compraram ciclomotores aqui na minha cidade não tem noção alguma de transito, e transformaram o mesmo em um caus por isso peguei nojo dessas bostas e acho muito bom o que estão somente agora começando a cobrar...

      Excluir
    3. ...Bom Dia, ou uma noite tranquila..Sei que são filhos sem um pai, que não educaram..por isso devem ser punidos sim, sem a sua cinquentinha..tenho 66 anos tenho uma Dafra Super 50 e , luto para tirar ACC, ACHO SEREI O 1o.no Brasil a tirar, pois é LEI..estudar CFC E NAS AULAS PRÁTICAS VOU APRENDER NA MINHA MOTINHA E A PROVA TBM É LEI..Agora ficar aqui SÓ criticando, e na dúvida.? entre com um Representante legal entre VOCÊ E DETRAN,,Faça exigir seus DIREITOS..As motos ou Ciclomotores, Elétricas, Bicicletas, devem SIM ser Emplaca- das,seguro, SIM PARA CASOS DE ROUBO E ACIDENTES..

      Excluir
    4. eu concordo com o que o marcinho falou o unica o único beneficio de se ter uma 50tinha alem da economia era não precisar da habilitação,mas esse governo sujo tenque sempre tirar vantagem de tudo pra ganhar dinheiro de todos então não vejo mais motivo em ter uma 50tinha é mais vantagem fazer a cnh a e possuir qualquer moto.

      Excluir
    5. Tirar ACC é burrice, afinal só serve pra ela. Tirar a A é o ideal e custa o mesmo preço é serve para as duas.

      Excluir
    6. Tirar ACC é burrice, afinal só serve pra ela. Tirar a A é o ideal e custa o mesmo preço é serve para as duas.

      Excluir
  4. Olá, gostaria de saber o seguinte todos os dias eu vejo menores andando naquelas motos 50cc, gostaria de saber se eles nescessitam de algum documento especifico? e tambem quando são parados, sem problemas são liberados, mostram só o documento do veiculo axo q pra ver se esta em dia e vão embora.
    Eu axo na minha opinião ate agora q não tem problema nenhum, mas fiquei com essa duvida quando vi um oficil dizendo pro garoto q iria levar o pequeno veiculo sendo q isso nunca aconteceu.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá , sé no caso eu tenho a CNH B . queria saber se eu tenho como tira a ACC , mesmo minha CNH for permissão ?

    ResponderExcluir
  6. Olá tenho 14 anos de idade e eu queria saber se eu poderia ou não tirar ACC por que todo dia eu vejo garotos menores andando de mobilete caido aos pedaços, eu tenho uma mobilete de 49cc mas ela esta em boas condiçoes,(todas as peças originais) nao gosto de correr e se amostrar com o ciclomotor, mas eu só queria a autorização só para eu ir a igreja ou outro lugar se precisar por que a igreja onde congrego é muito longe fica a uns tres km daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 km é longe? pede pra deus te levar no colo então !!!

      Excluir
    2. Poder conduzir pode, essas pessoas que vc veem conduzindo é porque a policia nao pegou eles ainda, mais se ela pegar da multa que nem um carro ou uma moto categoria AB, para conduzir legalmente um Moto até 50cc legalmente vc deve tirar a ACC mais deve ter mais de 18anos

      Excluir
  7. ola tenho 14 anos queia saber se tem alguma outra autorização para andar de patinete a motor de 38 cc para mim ir na casa de uns amigos e andar pelo meu bairro no municipio de governador celso ramos

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de saber se no meu caso é possível eu obter ACC:

    Minha Carteira Nacional de Habilitação está suspensa judicialmente, é possível eu retirar ACC somente? poque daí seria possível eu comprar uma mini moto de 49 cc para poder ir trabalhar, pois os gastos com alternativas saem bem caro.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um ciclomotor de 50cc, gostriia de saber se ela gera IPVA e o valor...desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite! Gostaria de saber se o Detran é responsável por emitir a carteira Autorização para Conduzir Ciclo Motor (ACC) ? Se sim, favor informar em qual cidade do Estado do RJ este serviço é prestado. Pois moro em Santo Antônio de Pádua, onde está ocorrendo Blitz. A polícia está multando condutores de veículos com 49,5 cilindradas por não obterem carteira de habilitação. Sendo que já fui ao Detran por 02 vezes, ao Cinetran a Prefeitura e até mesmo a Delegacia de Polícia para ser informada sobre a situação regular para conduzir este tipo de veículo. E eles informam apenas que não é exigido nenhum tipo de habilitação ou emplacamento do veículo. Porém estão fazendo Blitz sem ao menos informar corretamente a população. Descobri pela internet esta carteira ACC, e gostaria de saber onde adquiri-la.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida.
    sou menor de dezoito e quero saber se é possível através de uma autorização forma para que eu possa conduzir um quadriciclo de 400 cc pela praia e por gramado(cidade na serra do RS)com os pais se responsabilizando por tudo.
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sendo dentro da cidade, nas ruas de via publica, pode dirigir tranquilo.

      Excluir
  12. 1° Adquirir (ACC) é o mesmo valor de uma CNH,vejam só a ACC não autoriza pilotar moto.Se vai emplacar as cinquentinhas, então emplaca também as bicicletas, emplaca o carrinho do sorveteiro, pipoqueiro, picolezeiro, enfim todo mundo que andar na rua precisa ser emplacado.OS POLITICOS NAO SUPORTAM O FATO DESSAS "MOTINHAS" ESTAREM CIRCULANDO SEM QUE RENDA NADA PRA ELES DE IMPOSTO ESTAO DOIDO PRA COMER UNS TROCADOS.Agora, pagar IPVA com o mesmo valor de um carro? O CTB O Código permite aos Municípios registrarem e licenciarem as bicicletas,A constituição Federal de 88 diz ninguém sera prejudicado por uma coisa que o estado não oferece.
    Art. 129. O registro e o licenciamento dos veículos de propulsão humana, dos ciclomotores e dos veículos de tração animal obedecerão à regulamentação estabelecida em legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários [importante frisar: do domicílio ou residência, isentando a bicicleta de registro e licenciamento quando o proprietário for de outra cidade].
    [ver também Art.24, incisos XVII e XVIII e Art.141].Porque as autoridades e revendedoras não alertaram na hora de vender ciclomotor,esperaram a venda de cem mil ciclomotores,certamente cresceram o olho.(cinquentinha não é moto).

    ResponderExcluir
  13. Eu estou com o mesmo problema dos senhores, tenho uma cinquentinha mas não sei onde fazer a A.C.C, conheço colegas que tiveram as suas motinhas apreendidas mas entraram na justiça e o juiz lhes deu uma liminar e estão circulando com a liminar, assim a policia não perturba eles. Caso alguem conseguir a A.C.C, favor comunicar-me obrigado, Jaime dos Passos.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Simplesmente Ridículo isso, a verdade é que querem tirar dinheiro do povo de todo jeito, bando de hipócritas.

    ResponderExcluir
  16. Para que vo tirar ACC se já vo ter idade para tirar carteira de moto.só no brasil eles querem arruma um jeito de arrancar o dinheiro do povo.

    ResponderExcluir
  17. ficam uns criticando e outros com muitas duvidas sobre os ciclomotores....
    em paises que a educação e a cultura são mais avançados, para uma moto de 125cc podem circular sem nenhum tipo de habilitação, aqui no brasil o pricipal interesse do governo é lucrar, os brasileiros achar um jeitinho.... se ver uma habilitado numa batida ou convergindo sem dar seta é normal, mas se uma ciquentinha se involve num acidente, todos enchem de criticas.... assim como em paises mais desenvolvidos que ate 125cc vc não precisa de habilitação nenhuma so ser maior idade...., eles não são pessoas ignorantes e respeitam muito mais, "eu disse muito mais" as leis de transito.... no brasil nem os pedestres respeitam o transito, quem dira os que conduzem os veiculos, que são mais ignorantes ainda.... brasileiro é burro, corrupto e ignorante....vali levar muito mias doq 1500 anos para os brasileiros serem um povo civilizados !!!

    ResponderExcluir
  18. Aqui em Minas Gerais serão obrigados a emplacarem e tirar a ACC, começa na segunda quinzena de agosto

    ResponderExcluir
  19. SOU DEFICIENTE FISICO MAS PILOTO UM CINQUENTINHA QUERO TIRA ACC SERA QUE VÃO DEIXAR

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. È na propria auto escola mais vc deve ter 18 anos ou +

      Excluir
    2. Eu tenho a categoria B,quero tirar a ACC, Não pretendo possuir outra moto mais potente!! Gosto da cinquentinha, terei que passar novamente pelo mesmo processo que passei para tirar a minha de carro??

      Excluir
  21. OOOIIIII..ESSE DOCUMENTO CHAMADO ACC DEVERIA VIR JUNTO COM A MOTO OU SEJA UM FORMULARIO DE RESPONSABILIDADE RECONHECIDO TAMBÉM PELO DETRAN JÁ QUE ELES QUEREM COBRAR EMPLACAMENTO E LIÇENCIAMENTO..SOMENTE ISSO RESOLVERIA LOGO ESSE FATO DE TER QUE IR PARA AUTO ESCOLA..PERDER MAIS DINHEIRO...

    ResponderExcluir
  22. meu tio tem uma 50tinha e ele não sabe ler e nem escrever como ele faz pra tira a acc

    ResponderExcluir
  23. OLA BOA NOITE,
    GOSTARIA DE SABER ONDE CONSIGO ACC MAIS PROXIMO DE MINHA CIDADE,SOU DE MIGUEL PEREIRA RJ
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  24. Oi meu marido tem uma bikelette 49 cm3 como será q ele poderia fazer p ter uma autorização? Ou não vai precisar

    ResponderExcluir
  25. Porque é o único meio de transporte p ele ir trabalhar ele tá c medo pelo motivo de todos falarem que vai precisar de carta por favor me mande uma resposta obrigada

    ResponderExcluir
  26. Porque é o único meio de transporte p ele ir trabalhar ele tá c medo pelo motivo de todos falarem que vai precisar de carta por favor me mande uma resposta obrigada

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde!
    Eu li as coisas que escreveram, eu ganhei uma 50cc para poder leva minha mãe ao médico e agora estão obrigando a tirar a ACC ou a CNH, eu acho isso uma palhaçada pois querem ganhar dinheiro do Povo o certo era a Prefeitura da essa Autorização porque a bicicleta corre mais que a 50cc, e as Auto escola estão dando aula de ACC para ganhar dinheiro, me diz onde vamos chegar eles roubando assim só porque as 50cc estão popular querem que tirem habilitação porque nem todo lugar tem ACC, e as vezes muita pessoa como eu precisa, e eu preciso porque mãe é deficiência, então para levar ao médico e em outros lugares aqui pelo bairro é difícil a não ser paga para vim busca. Eu acharia que a Prefeitura teria que emitir essa ACC para maiores e sem obrigar a tirar a habilitação...

    ResponderExcluir
  28. Tenho 15 anos eu posso tirar a ACC??

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de saber se pode tirar acc quem tem a cnh cassada.

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de saber se pode tirar acc quem tem a cnh cassada.

    ResponderExcluir
  31. Sim eu tmbm gostaria de saber sobre esta carta cc pq meu marido tem uma 48 cc e se vai precisar de carta ou só c autorização do Detran já basta?

    ResponderExcluir
  32. Agora acabou a brincadeira da gurizada. Sem habilitação, sem perdão!

    Recurso de Multas

    ResponderExcluir
  33. porque comprei agora meu ciclomotor e não poderei andar por 3 anos!? isso deveria ser liberado! pelo menos para 50cc

    ResponderExcluir
  34. Eu acho um absurdo fiz este ano a prova pratica para pilotar moto CNH certo não conseguiu passar por me da um branco esqueci de colocar na primeira como ainda tenho prazo gostaria de trocar para ACC só que eles disse que não posso porque tenho que fazer tudo de novo acho um absurdo tudo isso se já fiz pata CNH porque tenho que fazer para ACC meu Deus que pais estamos qto mais dinheiro eles ver mais dinheiro eles querem sei que não vou passar na prova de novo porque tinha que pagar o treinamento se fosse se eu tivesse dinheiro compraria minha carteira porque VC só passa quebrado. Por mais certinho que VC faz eles sempre arruma um jeito de achar qualquer defeito. Agora querem cobra para eu tirar ACC, gente já que paguei para tirar a CNH que custa eles mandar agente ir lá no Detran e fazer um ficha para ACC não este paz e movido a dinheiro ato mais tem mais quer em vez de facilitar eles comprova mais.sos

    ResponderExcluir
  35. Olá, tenho 16 anos e trabalho longe como jovem aprendiz, onde eu trabalho não chega a condução e não tem quem me leve, tenho uma Shineray Cross 50cc com nota fiscal, eu posso tirar a ACC para dirigir legalmente ou não?

    ResponderExcluir